O post de hoje assume o formato de entrevista*! É com muito gosto que partilhamos as dicas da fundadora de um dos principais estúdios criativos da Suécia sobre o que ter em mente na hora de decorar um quarto infantil.
Sobre Lotta
Lotta é a fundadora do Lotta Agaton Interiors, principal estúdio de design de interiores escandinavo. Lotta nasceu, cresceu e vive em Estocolmo. A sua casa é uma fábrica renovada para casa de habitação e tem uma grande sala com terraço. O seu estúdio e barco estão a poucos passos da sua residência. Quando Lotta não está a viajar, ela prefere ficar em casa a cozinhar, passar o tempo com a família e amigos ou estar no mar com o seu barco. A família de Lotta conta com os seus dois filhos, Viktor e Filippa (jovens adultos), o seu companheiro Fredrik Wallner e os seus dois filhos, Maja e Nora (também jovens adultos).
Caos criativo
“O mais importante a ter em conta ao decorar o quarto das crianças é a arrumação. Mas para conseguir que muito espaço de armazenamento tenha uma aparência agradável, inspiradora e despretensiosa, é necessária uma certa subtileza. Planeie um sistema de prateleiras com armazenamento oculto na parte inferior das prateleiras. Vai agradecer por este truque inteligente, pois permite que o seu filho limpe e mantenha o espaço em ordem completamente de forma autónoma. Incentivar a limpeza e torná-la uma parte natural da rotina diária do seu filho deixará todos em casa um pouco mais felizes. Se o seu filho não dobrar as roupas ou separar os brinquedos ao seu gosto, você pode facilmente puxar as portas do armário ou fechar as gavetas.”
Onde e o que devemos ter nas prateleiras?
“Nas prateleiras superiores, acho que devem aproveitar para ter brinquedos mais bonitos e coisas delicadas, como presentes de batizado, «missangas bonitas» ou coisas do género. Nas outras prateleiras, onde tudo é visível, a coordenação de cores é um truque para dar ao ambiente uma impressão mais calma.
Se adicionar uma prateleira de metal à sua combinação de prateleiras, pode usar muitos dos acessórios inteligentes da String®. Recomendo sempre colocar uma barra para poder pendurar as melhores peças de roupa.
Se houver espaço para construir um conjunto maior de prateleiras no quarto das crianças, devo enfatizar mais uma vez a coordenação de cores em combinação com pequenos agrupamentos, pense em natureza morta. Ao criar pequenas naturezas mortas, não se esqueça de deixar algum vazio entre elas para evitar que a prateleira pareça desordenada e massiva. Quando estiver prestes a terminar a disposição, a minha dica é recuar e apertar os olhos (sim, apertar os olhos) para poder determinar se a distribuição de cor e objeto está em equilíbrio. Por exemplo, você não quer que todos os objetos coloridos e altos fiquem de um lado.”
Por que você escolheu decorar com String®?
“Porque a String® Shelf é muito flexível e pode crescer à medida da criança e das suas necessidades de armazenamento. Ao adicionar um frontão e algumas prateleiras, resolve o problema de armazenamento. Por exemplo, se você tiver uma mesa no sistema de estantes, ela pode ser facilmente levantada conforme a criança cresce ou você pode adicionar outra mesa e deixar um irmão mais pequeno assumir a outra. Criar um ambiente criativo e inspirador para si e para o seu filho é super fácil quando se decora com String®.”
Últimas palavras?
“Se tem espaço para isso, é um detalhe interessante pendurar um String® Pocket como uma espécie de complemento para a combinação de prateleira maior. Ele cria uma ligação no quarto de uma maneira agradável. Coloque-o sobre a cama ou como parte de um canto criativo de desenho e escrita.”
As 3 dicas principais de Lotta Agaton:
- Gavetas ou armários na parte inferior
- Coordenar cores
- Prateleiras de metal para acessórios
*Entrevista dada por Lotta Agaton à String® Furniture