Primavera a começar, saímos à rua e vemos a natureza a acordar do inverno! Flores, abelhas a pousar nelas, passarinhos a cantar, os campos e canteiros com tons mais vivos de verde, tudo isto anima-nos o espírito (a não ser a quem sofre de alergias, aí é caso para dizer que “não há bela sem senão”) e faz querer levar a natureza para dentro de casa, não é verdade?
Há estudos que comprovam que estar em contacto com a natureza melhora a nossa saúde e que esse contacto deve ser o mais regular possível. No entanto, nem todos podem passear num jardim diariamente; então, para garantir um contacto regular com a natureza, o ideal é ter várias plantas naturais em casa! E quando se fala em plantas naturais em casa há sempre alguém que diz “ah, mas no quarto não, que não podemos dormir num quarto com plantas”… Com certeza já ouviu isto e embora já muitas pessoas saibam que não passa de um mito, ainda há quem pense assim, por isso trazemos hoje este tema para o blog.
Plantas no quarto – sim ou não... claro que sim!
É verdade que as plantas são seres vivos, logo “respiram”, mas não se comparam a um ser humano, pelo que não faz mal ter plantas no quarto. E não, não é necessário mudar as plantas para outra divisão da casa à noite! A quantidade de oxigénio que uma planta consome é bastante inferior à de uma pessoa, logo, se pensar que tem de tirar as plantas do quarto antes de se deitar, acha que a pessoa que divide o quarto consigo (se for o caso) também tem de sair? Visto assim, a situação já ganha outra perspetiva ;)
Pois bem, além de não fazer mal dormir num quarto com plantas, ainda lhe digo que devemos, sim, ter plantas naturais no espaço onde dormimos.
E no quarto das crianças?
Nos quartos de bebés e crianças é igualmente benéfico ter plantas naturais, principalmente se o quarto foi preparado e decorado ou renovado recentemente. Isto porque as tintas, os móveis, alguns papéis de parede, tecidos (não só de almofadas, cortinas, etc. como de roupas novas também) e produtos de limpeza têm na sua composição gases tóxicos como o formaldeído ou formol, o amoníaco ou amónia, o xileno, o tolueno e o benzeno. Ou seja, ao fazermos a decoração de um quarto infantil queremos que fique lindo e perfeito, mas ao mesmo tempo estamos a contaminar o ambiente daquele espaço com substâncias químicas nocivas para as crianças. E é aqui que entram as plantas naturais, para melhorar o ambiente! Elas são um “filtro natural”: purificam o ar e ajudam a diminuir o efeito das substâncias químicas que estão presentes em quase tudo à nossa volta.
O ar que respiramos em espaços fechados (nas nossas casas ou nos escritórios onde trabalhamos) tem dez vezes mais poluentes do que o ar que respiramos na rua, há estudos científicos que refletem isso mesmo. Aliás, a NASA fez um estudo em que se concluiu que as plantas realmente purificam o ar pois os compostos orgânicos voláteis (COV – gases tóxicos presentes no ar) que tinham sido detetados no início do estudo, antes da introdução das plantas, tinham desaparecido. A partir de então, a NASA passou a usar plantas naturais nas estações espaciais para manter a oxigenação e permitir que os astronautas consigam ficar mais tempo numa missão.
Posto isto, reunimos algumas plantas neste artigo como sugestão para o quarto dos seus filhos.
5 plantas para decorar quartos de bebé e criança
1. Lírio da Paz (nome científico Spathiphyllum)
Esta planta está no topo da lista das plantas mais purificadoras do ar. Ela elimina várias toxinas (formaldeído, xileno e tolueno) e contribui para a qualidade do sono, proporcionando noites mais tranquilas. Além disso, é uma planta de manutenção fácil, mesmo para quem tem pouca experiência com plantas.
2. Clorófito (nome científico Chlorophytum Comosum Vittatum)
Também conhecida como Planta Aranha, esta planta é muito resistente, com alguma tolerância à falta de água, e absorve o formaldeído. É uma planta não tóxica, pet-friendly.
3. Orquídea Dendrobium
Ou Orquídea Bambu – também é conhecida assim pela semelhança dos caules de ambas as plantas. Além de acrescentar beleza e encanto com as suas flores, esta orquídea capta o amoníaco presente em produtos de limpeza em geral. É uma planta não tóxica, pet-friendly.
4. Samambaia Americana ou Samambaia de Boston (nome científico Nephrolepis Exaltata)
Fácil de cuidar e de manter, esta planta ajuda a purificar o ar e a regular a humidade. É uma planta não tóxica, pet-friendly e é mais uma que ajuda a eliminar o formaldeído presente nos móveis de madeira e nas tintas.
5. Palmeira Areca (nome científico Chrysalidocarpus Lutescens)
Esta planta é resistente e requer poucos cuidados. Ela regula a humidade e contribui para a qualidade do ar pois absorve toxinas (formaldeído, xileno e tolueno) e liberta oxigénio. É também uma planta não tóxica.
Por fim, caso tenha interesse em ler mais sobre plantas naturais e os seus benefícios na saúde física e mental, recomendamos o livro “Terapia das Plantas” de Katie Cooper. E caso queira informar-se melhor acerca dos melhores materiais para a construção ou renovação e decoração da sua casa, recomendamos também o livro “Uma casa mais saudável, uma família mais feliz” de Marcelina Guimarães e Miguel Fernandes.
Depois de falar tanta vez de substâncias químicas nocivas que compõem os materiais usados nas nossas casas, resta dizer que os papéis de parede da Majvillan, que vendemos na nossa loja online, são produzidos em material não tecido com cores à base de água e totalmente isentas de solventes e PVC, ou seja, são uma escolha segura para o quarto das crianças ou para qualquer outra parte da sua casa.
Esperamos ter ajudado a desmistificar a ideia de que não se podem ter plantas naturais no quarto. Aproveite bem esta primavera e traga a natureza para dentro da sua casa. Até breve!