O Dia dos Irmãos, que se assinala a 31 de maio, lança o mote para este post e sem dúvida que dividir o quarto com o irmão ou irmã fortalece a ligação e o amor entre irmãos. Além disso, promove também o sentido de partilha e de respeito pelo espaço do outro, valores que devem ser passados em casa para que sirvam de exemplo a relações sociais noutros contextos.
Mas como decorar um quarto para irmãos?
Porque montar e decorar um quarto para irmãos pode parecer difícil para algumas pessoas, neste post reunimos cinco ideias para facilitar o processo.
- Defina zonas
Por um lado, é importante definir áreas no quarto para cada atividade que seja necessária. Isto é, se tem um quarto de dormir e um quarto de brincar não precisará de criar uma área de brincar no quarto de dormir, mas se só tem um quarto disponível terá de ter isso em conta ao definir os espaços no quarto. Por outro lado, além das áreas necessárias, num quarto partilhado é importante também definir de início a zona de cada criança. Não sendo obrigatório, usar cores para dividir as zonas de cada um pode ser um bom ponto de partida. Outra sugestão é a aplicação de papéis de parede diferentes mas complementares ou a pintura das paredes com padrões ou texturas diferentes entre si.
- Use cores neutras na base da decoração
E por falar em cores, opte por tons neutros como o branco, o cinza ou o bege para o mobiliário e peças maiores. Desta forma cria uma boa base para depois aplicar as cores favoritas de cada criança nos elementos decorativos.
- Não comprometa a individualidade de cada criança
É importante promover a individualidade de cada criança, mesmo quando partilham o quarto. Afinal, os gostos e as personalidades são diferentes. Pode guiar-se por um tema único para a decoração desde que se adeque a ambas as crianças. Se não for possível, opte por não escolher um tema específico e escolha peças e cores que combinem entre si e que vão de encontro às características pessoais de cada criança.
- Perceba como a escolha do mobiliário afetará o quotidiano
No caso de quartos pequenos ou de quartos em que as crianças também brinquem além de dormir, os beliches poderão ser uma boa alternativa. No entanto, há que ter em conta alguns aspetos que podem influenciar a escolha, como a praticidade na hora de fazer as camas todas as manhãs, a idade e autonomia das crianças (saem da cama sozinhas durante a noite?) e se terão medo de dormir num sítio mais alto em relação ao chão. Se for mesmo necessário manter uma área livre no quarto para brincar ou para outras atividades, pode avaliar também a hipótese de optar por uma cama dupla.
- Peças de mobiliário e a definição de zonas no quarto
Tire partido do mobiliário para dividir áreas no quarto. Além da questão estética e funcional, os móveis (como estantes, cómodas ou outros pequenos armários) são também bons auxiliares estratégicos para montar e decorar um quarto para irmãos.
Por fim, reforçamos uma vez mais este aspeto: a decoração da nossa casa deve refletir a nossa personalidade e o mesmo acontece com o quarto dos nossos filhos, pelo que, mesmo estando a partilhar um só quarto é importante respeitar os gostos e a individualidade de cada um.
Esperamos que estas dicas ajudem no processo de decoração de quartos partilhados por irmãos. Até breve!